sexta-feira, 28 de maio de 2010

Constituição do Departamento



Membros

- Um responsável de comunicação
(report directo à administração da empresa.)
- Um assistente de comunicação
- Dois estagiários


Perfil de Equipa

- Equipa jovem, altamente qualificada, com formação diversificada
- Bom acesso a informação;
- Ligação à universidade (investigação e recrutamento)
- Boa partilha de informação; informalidade
- Criatividade / capacidade de inovação
- Simplicidade, costumização, rapidez e qualidade no desenvolvimento de soluções
- Criação de portfólio de clientes, nacionais e internacionais. Gestão do conhecimento (Intranet) e inovação.
- Diversificação para novos mercados e áreas de negócio



Responsabilidades a nível interno

- Criação de Circulares
- Gestão da Intranet
- Gestão da Comunicação Interna das várias empresas do grupo
- Fazer auditorias à comunicação existente Interna e Externa
- Criar e gerir Intranet que possa permitir a comunicação entre todos os escritórios e empresas do grupo.
- Redução de reuniões formais em detrimento de espaços open space promovendo a interacção real time entre colegas e departamentos
- Criar circuitos para Web conferences entre escritórios e empresas do grupo.
- Gerir Newsletter interna
- Desenvolvimento de plataformas web para colaboração entre membros da empresa e do grupo
- Incrementar a divulgação da cultura e identidade definida pelo gabinete e pela Administração;
- Estabelecer mensagem coerente, eficaz, com instrumentos adequados e dirigidos aos diferentes departamentos da empresa;
- Definição de normas gráficas e de identidade corporativa.

- Gestão do aniversário


  • Comunicar e credibilizar o aniversário da marca bem como todas as acções que se vão realizar ao longo do ano

  • Veicular as mensagens-chave inerentes a esta data comemorativa

  • Comunicar as características, valores e ambições da marca

  • Demarcá-la da concorrência (Nobre; Campofrio; etc) pela abordagem diferenciada e criativa em termos de acções de comunicação

  • Dar a conhecer a estratégia e posicionamento da marca no mercado

  • Fazer a ponte entre a marca e os meios de comunicação social: criar good-will

  • Melhorar as competências na relação com os meios

  • Convidar órgãos de comunicação social generalistas, económicos, marketing e publicidade e especializados da área de consumo e culinária a estarem presentes.

  • Gerar entrevistas no local com os responsáveis da marca.


Responsabilidades a nível externo

- Gestão da imagem institucional da empresa junto de órgãos governamentais, institucionais e de solidariedade
- Gestão da imagem institucional da empresa junto de universidades
- Organização e coordenação de eventos
- Participação em feiras de relacionadas com a actividade da empresa
- Elaboração e gestão de material de merchandising ede ponto de venda
- Tornar mais eficiente a comunicação sobre empresa no exterior
- Criar meios para obter feedback do mercado
- Gerar meios capazes de captar RH qualificado
- Aumentar a notoriedade da marca
- Gestão da reputação
- Relação de proximidade com parceiros e clientes
- Promover conferências entre empresas; universidades e empresas ligadas ao sector de actividade
- Produzir filmes institucionais
-Gerar publicidade em revistas da especialidade
- Criar e gerir comunicados a imprensa
- Ter capacidade de produzir entrevistas
- Centro de atendimento e aconselhamento ao cliente (final)
- Patrocínios
- Relação com os Meios de Comunicação Social
- Conseguir que reconheçam a importância da empresa assim como da marca no mercado e atribuir relevância a ambas.
- Construir os títulos mais adequados e evitar que prejudiquem a imagem da empresa.
- Conhecer as chaves para chegar aos meios de comunicação certos e identificar a pessoa a quem me devo dirigir.
- Preparar as conferências de imprensa.
- Promoção e divulgação de todos os projectos e actividades constantes do Plano Anual de Actividades
- Divulgar informação referente à empresa e suas actividades
- Dinamizar a comunicação on-line;
- Estimular a participação activa em fóruns de opinião
- Divulgar actividades colectivas e individuais dos empregados
- Elaboração e divulgação de comunicados da imprensa;
- Promoção de entrevistas, reportagens e conferências de imprensa
- Promoção de encontros com jornalistas;
- Follow-up acções de comunicação;
- Elaboração de media-list;
- Análise e compilação de imprensa (clipping) em papel e electrónico



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